Como parte do projeto de descentralização da Cultura do projeto "SATED RIO EM AÇÃO 2016", que promove oficinas de capacitação e leituras dramatizadas por todo o Estado, os artistas profissionais do Noroeste Fluminense apresentaram no IFF de Itaperuna a leitura dramatizada "Auto dos 99%" de Vianinha. Foi uma boa oportunidade para os alunos conhecerem esta importante obra do teatro brasileiro.
A peça, de 1963, critica com bom humor o funil do ensino brasileiro - à época, de cada 100 jovens em idade escolar apenas um conseguia chegar a universidade, daí o título da obra, bem como a desvinculação entre os currículos acadêmicos e a realidade nacional. A peça conta a história do Brasil de uma maneira irônica, desde o descobrimento, passando pela independência e a proclamação da república, até chegar no surgimento das universidades, que é o foco principal. É abordado que 1% das pessoas conseguem entrar nas Universidades, ou seja, apenas os ricos. São discutidas questões que existem até hoje nas universidades,lembrando que a obra foi um dos espetáculos que originaram o "teatro de resistência" no Brasil.
Participaram da peça os atores Adriano, Peixoto, João Marins, Lucas Valeriote, Genesis Barboza , Sabrina Silva e Lucas Boechat. A direção é de Thiego Ladeira e a realização do SATED-RJ.
Fonte: Ascom