quinta-feira, 13 de março de 2014

REGIÃO - Desembargador muda de opinião e TRE/RJ confirma a cassação de Taninho, prefeito de Natividade

Mais uma reviravolta em um dos processos eleitorais respondidos pelo prefeito de Natividade, Marcos Antônio Toledo, o Taninho e seu vice, Wellington Nascif, o Wellington da Natal. Os políticos, que ainda antes do carnaval, haviam impetrado um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER/RJ), contra a sentença de cassação de diploma, proferida no dia 28 de novembro do ano passado, pelo juiz da 43ª Zona Eleitoral Laurício Miranda, sofreram uma derrota nesta quarta-feira (12) no colegiado.
ENTENDA O CASO:
No último dia 26 de fevereiro, o tema (recurso) foi à pauta do plenário do tribunal, sendo que na ocasião, quatro desembargadores haviam discordado da sentença de primeira instância, sendo que outros dois, haviam pedido vistas do processo, ficando a decisão suspensa, mas com vitória parcial para os políticos.
Passado o recesso do carnaval, nesta quarta-feira (12), o processo voltou a ser analisado pelos magistrados, sendo que o placar inicialmente favorável a Taninho foi modificado. Um dos quatro desembargadores que haviam se manifestado a seu favor, mudou de opinião, assim com os outros dois que haviam pedido vistas, definiram por acompanhar a decisão da justiça de Natividade, fazendo com que houvesse o empate de 3 a 3. O jogo acabou decidido pelo presidente do órgão, Bernardo Moreira Garcês, que também votou contra o prefeito. Taninho no entanto, poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. Ainda não há informações confirmadas se no cargo ou fora dele. Também foi mantida a multa no valor de R$ 100 mil, além de inegibilidade de oito anos, a contar da data da eleição.
O PROCESSO:
Naquela época, a sentença foi motivada por denúncia de suposta participação de servidores públicos/e ou cargos de confiança, durante horário de expediente, em evento político promovido pelo até então candidato à reeleição, no dia 03/10/2012, no qual participou, entre outros, o governador do estado Sérgio Cabral.
A denúncia, que resultou na ação de investigação eleitoral, foi oferecida pela coligação “Porque Natividade Merece o Melhor”, que tinha como candidato, o então vice-prefeito de Natividade Francisco Martins, o Chico da Saúde.

Em Brasília com outros oito vereadores, Fabiano França deverá retornar à Natividade nesta quinta-feira para assumir a prefeitura

Fabiano 02
Natividade / 23:00h – Em Brasília desde o início desta semana, com mais oito vereadores – a exceção de Bernardo de Pinho e Severiano Rezende – o presidente da Câmara de Natividade, Fabiano França, confirmou agora a pouco à reportagem da Rádio Natividade, que já foi informado de que mais uma vez deverá assumir interinamente o cargo de prefeito de Natividade.
O grupo deve permanecer na capital federal até o próximo sábado, onde participa de encontro com deputados e senadores.
- Estamos nos reunindo com várias lideranças, com o intuito de conseguir recursos para nossa cidade. Fui pego de surpresa com essa notícia e terei que voltar correndo à Natividade. Amanhã cedo, quinta-feira, tentarei um avião bem cedo. Os demais vereadores devem permanecer até o sábado, – disse por telefone o prefeito interino.
Da redação da Rádio Natividade