Na última segunda-feira (17/03), aconteceu em Itaperuna, RJ, no auditório da Câmara Municipal, reunião referente a projeto “Carga e descarga com hora marcada”, que reuniu empresários, comerciantes, representantes de transportadoras, sindicatos, DEMUT (Departamento Municipal de Trânsito), dentre outros.
De acordo com presidente da Câmara, Alexandre Pereira da Silva – Alexandre da Auto Escola (PP) – a ideia da reunião é somar forças e ampliar o debate, de forma que todos possam opinar sobre a questão.
– Nós já fizemos algumas reuniões a esse respeito e certamente teremos outros encontros. Nós não queremos impor nada, nós precisamos conversar com todos os segmentos e, juntos, buscarmos alternativas a fim de melhorar o trânsito de nossa cidade. Definirmos normas para carregar e descarregar mercadorias, principalmente no Centro, é de fundamental importância para o futuro do trânsito - diz Alexandre da Auto Escola.
O projeto do presidente Alexandre da Auto Escola prevê a criação de Zonas de Restrição de Operação de Carga e Descarga (ZRCD). Os serviços de carga e descarga seriam realizados em períodos compreendidos – ainda a ser definido – de segunda a sábado. Ficaria sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT) a competência para definir as ZRCD, e autorizar, em caráter extraordinário, a carga e descarga de bens e mercadorias em logradouros específicos pertencentes às ZRCD definidas, podendo condicionar as exceções à contratação de orientadores de trânsito credenciados. Caberia ainda ao DEMUT expedir normas complementares, inclusive no tocante à sua fiscalização.
De acordo com Wagner Aguiar, diretor do DEMUT, o assunto é de grande relevância para o município.
– Não dá mais para tratar desse assunto de maneira superficial. Hoje quando a gente pensa em trânsito, nossa discussão gira em torno da preocupação com a vida. Nós estamos dando um passo sério e consciente para discutir os problemas do nosso trânsito - afirma o representante do DEMUT.
DEBATE GERA IDEIAS E SUGESTÕES
Durante a reunião surgiram ideias e sugestões. Representantes de transportadoras levantaram a questão do horário referente à carga e descarga, alegando que seria inviável realizar esse tipo de trabalho em apenas parte do horário comercial.
Ainda foi sugerido que se observasse o tamanho dos caminhões para realizar o trabalho, bem como estabelecer pontos de entrega. Ao final, o presidente Alexandre da Auto Escola sugeriu que os participantes da reunião formulassem propostas, a serem apresentadas em uma próxima oportunidade.
– Vamos promover outros encontros mais, a fim de debater esse projeto. É um assunto complexo e nós queremos ouvir todas as partes. A participação de todos é de suma importância para melhorar o trânsito de nossa cidade - finaliza Alexandre da Auto Escola.
nformação e Foto: Agência Comuniqque