O encontro promovido pela Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação, debateu ações que buscam proteger as mulheres. O Centro Integrado de Atendimento à mulher (Ciam) participou ativamente da audiência pública que aconteceu na Câmara de Vereadores, na tarde da última quinta-feira (13/03).
Representando o prefeito de Itaperuna Alfredo Rodrigues – Alfredão, Esmeralda Bussade falou para os presentes que este é um momento fundamental para esclarecer os direitos da mulher. “Já conquistamos muitos passos, mas, ainda temos um longo caminho para alcançar nossos objetivos e mostrar que somos todos iguais”. Ela lembrou também do papel da mulher no mercado de trabalho e da forte inserção delas na rotina profissional.
No começo da reunião foram entregues cartilhas contendo informações sobre violência doméstica, psicológica, sexual e familiar, dados da Lei Maria da Penha, além de informações sobre onde e como as mulheres podem procurar ajuda.
A coordenadora do Ciam, Rosa Beralde, explicou que a mulher ainda sofre diversos tipos de violência e elas têm que exigir seus direitos. Ela esclareceu ainda que a Secretaria de Ação Social faz um trabalho muito importante no município. “Temos bastante cuidado com todos os casos que chegam até nós. São situações delicadas que precisam de suporte emocional e jurídico”.
Diversos temas foram abordados, entre eles, a contextualização da mulher desde os tempos bíblicos. Foi mencionada também a importância de se ter um abrigo para as pessoas que sofrem alguma violência.
Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna
Fotos: Marcelo Nunes