segunda-feira, 31 de março de 2014

ITAPERUNA - Obras de drenagem e esgotamento da Vinhosa serão retomadas



Aconteceu em Itaperuna, RJ, na última sexta-feira (28/03), apresentação do projeto de retomada das obras de drenagem e esgotamento da Vinhosa, que pretende corrigir as distorções responsáveis por alagamentos causados por chuvas intensas. A reunião realizada no auditório Hayrton Moreira Bastos (HSJA - Hospital São José do Avaí) objetivou esclarecer detalhes referentes ao projeto.

Para o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, todos os esforços foram empregados na recuperação dos recursos. “Hoje é um dia histórico. Essa obra é esperada por muitos moradores há anos e finalmente será executada. Acreditamos que todos os esforços valerão a pena”, revela Alfredão.
Manoel Faria de Souza Júnior, secretário Municipal de Planejamento, fez sucinta análise referente ao projeto. De acordo com ela, a obra começou e não foi concluída. Essa verba teria que ser devolvida, mas, a administração atual encaminhou ofício à Brasília, contendo uma série de informações sobre a real situação do município, conseguindo recuperar os recursos. O secretário ainda pediu a compreensão dos cidadãos, afinal, é uma obra de grande vulto. “Transtornos, nós teremos. É preciso que tenhamos a colaboração dos moradores, mas, em breve, todos nós estaremos com o sorriso nos lábios”, ressalta.

O presidente da Câmara, Alexandre Pereira da Silva – Alexandre da Auto Escola – também utilizou da palavra. “Desde o ano de 2007 o governo vem lutando para realizar essa obra, com esse compromisso de tentar acabar com esses alagamentos em torno do hospital. A prefeitura teve que inserir R$ 2 milhões, que não estava previsto no orçamento. Foi com sacrifício, mas, nós temos certeza que irá valer a pena”, diz Alexandre da Auto Escola.
Samuel Portela Tinoco, procurador do Município, disse que toda parte processual foi acompanhada com lisura pelo Departamento Jurídico. “Com certeza a população de Itaperuna saíra vitoriosa com esse trabalho”, completa o procurador.

Também participaram do evento as seguintes personalidades: Emanuel Medeiros da Silva, Nel (vereador); Luiz Roberto da Silva, Cabecinha (vereador); José Alberto Chiarelo Tinoco, Tim Dentista (vereador); Ereci Rosa (subprocurador do Município); Dr. Renam Catharina Tinoco; Loíde Estides (secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação); Luiz Alberto Azevedo (secretário Municipal de Agricultura); moradores do Bairro Vinhosa e diversos outros convidados
.
SOBRE A OBRA
A obra foi iniciada na Av. Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio), sendo interrompida na Rua Buarque de Nazareth, ao lado do Colégio Estadual 10 de Maio. Houve, então, rescisão contratual com a antiga empresa, encerrando-se os trabalhos até esse ponto específico. De agora em diante, novo contrato foi estabelecido com uma nova empresa.

Dentre as ruas que sofrerão intervenções, estão a Rua 10 de Maio, Rua Briolanjo Nogueira, o entorno do campo do Itaperuna Esporte Clube, Rua Coronel Luiz Ferraz, Rua Rui Barbosa, Rua Lenira Tinoco Calheiros e Rua Júlio César.

É importante ressaltar que tal obra não se refere à contenção de enchentes. Esse empreendimento vai sanar os problemas das chuvas que ocasionam alagamentos constantes naquela região. A ordem de serviço está para ser expedida a qualquer momento e a obra deverá ser iniciada ainda na próxima semana, do ponto onde foi paralisada. Incialmente a previsão para a conclusão do projeto é de 12 meses.

A administração pública municipal entende que governo e sociedade precisam trabalhar juntos na implantação de políticas públicas com ênfase ambiental, a fim de priorizar a questão da drenagem urbana. A obra da Vinhosa é uma conquista não só para os moradores daquela região e sim, uma conquista para todo o município.


Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna