segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Itaperuna realiza ação referente ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS


O município de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ação referente ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. O evento aconteceu no último sábado (30/11), na Avenida Cardoso Moreira, em frente ao Colégio Estadual 10 de Maio. O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado em 1º de dezembro.
Na oportunidade, profissionais da Secretaria de Saúde de Itaperuna realizaram trabalho de aconselhamento e informação, além da distribuição de preservativos e panfletos nos estandes; no calçadão da Avenida Cardoso Moreira; na feira livre que acontece na Av. Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio); e para motoristas e motociclistas próximos aos sinais de trânsito. Ainda foi realizada marcação para realizar o teste rápido para diagnóstico de HIV.
De acordo com Débora Hypólito, coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, o evento foi bastante positivo. “Nós pretendemos sensibilizar, fazer um apelo à população para que faça o teste rápido, que é muito fácil, sigiloso e o resultado sai em 20 minutos”, ressalta. A coordenadora alerta a toda população sexualmente ativa, que faça o teste pelo menos uma vez ao ano.
A SMS de Itaperuna realiza teste rápido para diagnóstico de HIV, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. A realização do teste acontece de segunda a sexta-feira, no período da manhã das 8h às 11h e à tarde das 13h às 16h30min, sob os cuidados das enfermeiras Olívia de Souza e Jociene Almeida, respectivamente. O resultado do teste fica pronto em 20 minutos.
É importante ressaltar que não há necessidade da solicitação médica para a realização do teste. Também não é necessário jejum. Para a realização do teste, basta apenas apresentar um documento com foto. Existe número limitado de senhas por dia. Outras informações podem ser obtidas junto à equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O telefone para contato é: (22) 3823-1411.
A ação referente ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS teve o apoio do Programa DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais; Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES); Secretaria Municipal de Ação Social; Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT); Programa Saúde da Mulher; Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; e Instituto Federal Fluminense (IFF).
SECRETARIA DE SAÚDE VAI ÀS RUAS
A Secretaria Municipal de Saúde tem mobilizado seus profissionais, com o intuito de promover mutirão com ações preventivas e educativas pelas ruas do município. Segundo o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), o município não medirá esforços para continuar investindo em campanhas de Educação em Saúde.
No último mês a SMS já foi às ruas com a campanha do “Outubro Rosa”, direcionada à prevenção do câncer de mama, com o projeto “A Saúde vai à feira”; além do “Novembro Azul”, evento voltado à conscientização sobre as doenças que mais acometem a população masculina, tendo como foco principal, a prevenção ao câncer de próstata.
Para Juliano da Silva França, secretário Municipal de Saúde, as ações da Secretaria junto à população, ratifica o compromisso da atual administração em buscar melhorias para o setor de Saúde. Para o superintendente Municipal de Saúde Elias Daruis Assad Neto, o Dr. Elias Daruis, a reconquista da credibilidade junto a fornecedores, profissionais do setor e da própria população, tem sido combustível determinante para continuar trabalhando com afinco, em prol da população itaperunense.
Responsabilidade e acolhimento ao paciente – A Secretaria de Saúde tem buscado constantemente melhorar os serviços, bem como o atendimento para a população itaperunense. O Programa DST/AIDS/Hepatites Virais prima pela excelência e responsabilidade sobre o trabalho realizado. O acolhimento ao paciente é outro importante fator trabalhado pela equipe do programa e demais equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
DEPOIMENTOS
“Nossa! Achei muito importante essa atitude da Secretaria de Saúde. Espero que outras campanhas como essa possam ser realizadas. Estão todos de parabéns”, diz a professora Helena Ribeiro.
“É bom que isso seja feito mesmo, ainda mais aqui na feira livre, onde tem muita gente. Gostei, aprovei a ação”, relata o pintor Mauro Freitas.
“Gostei por que o pessoal entregou preservativo a todo mundo que quis pegar. Até mesmo para os idosos”, comenta o aposentado Antônio José Goulart.
“É preciso trabalhar a prevenção, justamente educando as pessoas. A atitude que a Secretaria de Saúde está tomando merece todo louvor e o apoio da população itaperunense. É melhor prevenir do que remediar, como diz o dito popular. Ações assim, contribuem para economizar o nosso dinheiro, que poderá se aplicado em Educação, por exemplo”, finaliza o professor Erivelton Machado.

Ascom