quinta-feira, 9 de maio de 2013

Secretaria de Agricultura faz campanha contra febre aftosa em Itaperuna.


A campanha estadual contra febre aftosa acontece neste mês de maio, de 1º a 31, e Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna participa ativamente da mobilização para vacinar 100% do gado da região. A vacinação em massa acontece em todo o Estado e é obrigatória para bovinos e bubalinos (búfalos). O objetivo é imunizar os animais que podem adoecer e gerar perdas econômicas para todo o país. O animal contaminado precisará ser sacrificado, impedindo também a comercialização de produtos vindos da agropecuária. A campanha acontece em duas etapas: maio e novembro.

O secretário de Agricultura de Itaperuna, Luiz Alberto Martins Azevedo, reforça a importância da vacinação. Esclarece também que o município conta com um rebanho de 98.200 cabeças e que na última campanha 94% foram imunizados. Para o secretário, “o objetivo é superar esse número e fazer um bom trabalho em Itaperuna, mas para isso, precisamos contar com os criadores”.

Luiz Alberto informou que a Secretaria de Agricultura está disponível para orientar sobre a vacinação contra a febre aftosa, como por exemplo, quando vacinar, onde e como comprar a vacina, cuidados ao manusear o medicamento, além de como declarar a imunização, penalidades para quem não vacinar o rebanho e demais dúvidas.

O QUE É A FEBRE AFTOSA
O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.

A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

Após a vacinação do rebanho, é fundamental a entrega da declaração de vacinação ao Núcleo de defesa Agropecuário. Em Itaperuna funciona na Avenida Deputado Rubens Tinoco Ferraz, 21, Cidade Nova (ao lado da Emater – Cehab).


Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna