Na quarta-feira (03/04), durante sessão da Câmara Municipal de Itaperuna, município da região Noroeste Fluminense, o vereador Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola (PP) – presidente da Câmara – recebeu grupo de manifestantes que prestou concurso público realizado pela Prefeitura de Itaperuna (homologado em dezembro de 2012). Ainda há pessoas, que não foram convocadas para assumir suas respectivas vagas.
Mesmo não havendo ofício prévio encaminhado à Câmara Municipal de Itaperuna, o presidente Alexandre da Auto Escola, concedeu a palavra ao porta-voz do grupo, o enfermeiro José Paulo. “Entendemos que o processo democrático é uma conquista e, mesmo sem o encaminhamento de ofício a esta Casa, vamos ouvi-los. Vamos permitir a quebra de protocolo, já que estamos diante de uma manifestação ordenada e pacífica”, diz Alexandre.
O enfermeiro José Paulo disse que os concursados estão se sentindo órfãos e solicitou apoio junto aos vereadores. Dentre as preocupações do enfermeiro, ele citou a necessidade de haver fiscalização em relação a possíveis contratações através de RPAs (Recibo de Pagamento a Autônomo). José Paulo também mencionou o caos no trânsito de Itaperuna e salientou que há pessoas que foram aprovadas para vagas de guarda municipal. O enfermeiro sugeriu que vereadores e representantes dos concursados formassem, juntos, comissão para averiguar a real situação.
Ao final da sessão, o presidente Alexandre da Auto Escola formou a comissão para apurar todas as questões que envolvem o processo, a fim de dar uma resposta precisa àqueles aprovados que ainda não foram convocados. “Dentro da quantidade de vagas, os aprovados serão chamados. Hoje o direito é de vocês [concursados] que estão de parabéns por terem feito o concurso e terem sido aprovados. Podem ter certeza que nós, vereadores, aprovamos o concurso e queremos ver todas as etapas completas, de forma clara e transparente”, reforça o presidente.
Em fevereiro, presidente havia falado sobre o concurso
No final do mês de fevereiro, em sessão da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Alexandre da Auto Escola já havia se pronunciado sobre o concurso realizado pela prefeitura. Naquela oportunidade foi dito que nos dias seguintes, seriam convocados os aprovados dentro do número de vagas, para as secretarias de Educação e Ação Social. Se houvesse necessidade de outras contratações – além do número de vagas – haveria a contratação de pessoal na condição de temporário (posteriormente sendo efetivado). Sempre obedecendo à ordem de classificação.
“Como o concurso foi realizado com um número específico de vagas, o que vier a exceder a esse número, precisa de regulamentação. O processo não pode ser feito da noite para o dia, pois exige alguns trâmites burocráticos. Se essas secretarias precisarem de pessoal além do número de vagas existentes, outros candidatos serão chamados e contratados em princípio, como temporários”, explicou Alexandre na época.
Já em relação às demais secretarias, ainda existem profissionais trabalhando em função do último processo seletivo. A maioria destes profissionais tem o contrato garantido até o final do mês de maio, outros poucos, até final de outubro. Terminado esse período, os aprovados no concurso serão convocados.
“Esta Casa está atenta a todas as etapas do concurso. No que depender de nós, vereadores, os aprovados no concurso da Prefeitura de Itaperuna terão seus direitos assegurados. Somos a favor da transparência, como já mencionamos em outras oportunidades, e vamos continuar acompanhando todo esse processo de perto”, disse o presidente naquela oportunidade.
Fonte: Agência Comuniqque