segunda-feira, 1 de abril de 2013

Alfredão faz balanço dos três meses de governo e fala sobre o Concurso Público


O prefeito de Itaperuna Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP) deu entrevista na manhã desta segunda-feira (01/04) para falar sobre os primeiros 90 dias de seu governo junto a Prefeitura de Itaperuna. Segundo Alfredão, ele encontrou uma dívida de mais de R$ 43 milhões advinda do governo anterior e que desta cerca de R$ 11 milhões já foram pagos.

Segundo o prefeito de Itaperuna a frota de veículos da municipalidade está precária e que não tem condições de uso e que estará fazendo um leilão para que esses veículos sejam vendidos e para que com isso possa fazer uma renovação da referida frota.

Quanto à Saúde informou que encontrou com os salários atrasados e que está trabalhando para melhorá-la. Segundo Alfredão em todos os Postos de Saúde já tem médicos e que está procurando atender a questão dos medicamentos que estão faltando, pois ainda necessitam de terminar o processo licitatório.

Em relação à epidemia de dengue na cidade está procurando combater, com apoio do Governo do Estado, fazer o controle necessário para que não ocorra o descontrole ocorrido por falta de combate ao vetor.

Em relação a UPA o prefeito disse que a demanda está sobrecarregada por causa do atendimento regional do sistema e que já houve uma melhoria e que novos recursos estarão sendo implementados. Ele ainda destacou que um laboratório já foi instalado para realização dos exames imediatos.

Alfredão informou que a odontologia está sendo ampliada e que vários outros consultórios foram reformados e que onde está localizado o “Dentão” está sendo feita uma reforma para a ampliação dos serviços.

Segundo o prefeito as vias públicas estão em estado precário e que necessitam de um atendimento urgente. Para tal estará trabalhando para conseguir recursos junto com o governo do Estado para com essa ajuda fazer os devidos serviços.

A obra de saneamento do Bairro Vinhosa que está paralisada o prefeito disse que a empresa que estava fazendo o trabalho não mais continuará e que uma nova licitação será feita para o prosseguimento da mesma.

Em relação aos prédios públicos, Alfredão informou que está fazendo um levantamento para que principalmente as escolas deverão passar por reformas para um melhor atendimento.

Os uniformes, para os alunos e todo o material didático segundo o prefeito, ainda não foram entregues por causa do atraso da licitação. Em relação ao transporte escolar, segundo ele tudo está normalizado, porém existem pendências quanto ao governo anterior que está sendo analizada.

Alfredão disse que em relação ao Concurso Público, cerca de 140 profissionais foram chamados e que está favorável para que todos os que foram aprovados serão chamados, porém em condições para o devido pagamento de cada profissional. Alfredão ainda disse que espera a definição do TCE para que os aprovados sejam convocados definitivamente.

“Estamos aguardando uma resposta do TCE, já chamamos 140 profissionais da área da Educação e estamos procurando analisar com muita clareza e firmeza. Mesmo tendo o parecer favorável do TCE só podemos chamar aqueles que temos a capacidade de pagar”, disse Alfredão.

O prefeito, no entanto, não atentou para uma decisão que em 2011 já pacificou a questão de concursos e convocações no Supremo Tribunal Federal (STF). Naquela época a Corte Suprema decidiu que “Aprovado em concurso dentro das vagas tem direito à nomeação”. A decisão ocorreu por unanimidade dos votos. O tema teve repercussão geral reconhecida tendo em vista que a relevância jurídica e econômica da matéria está relacionada ao aumento da despesa pública. De acordo com O STF, a administração não poderá dispor sobre a própria nomeação, “a qual, de acordo com o edital, passa a constituir um direito do concursando aprovado e, dessa forma, um dever imposto ao poder público” e o não cumprimento é uma violação à Constituição Federal.

Em relação a tão falada “Obra da Rodovia do Contorno” ele disse que está em contato com o Governo Federal para que seja definitivamente concretizada. Mas informou que estará organizando o trânsito no Centro da cidade para que possa melhorar o fluxo de veículos com mais segurança.

Em relação às cheias constantes ele falou do Canal Extravasor, que foi iniciada no governo passado e que já está em processo avançado para sua concretização junto ao governo do Estado do Rio de Janeiro.

Alfredão falou também da Coleta Seletiva do Lixo Doméstico. Segundo o prefeito até 2014 o lixo na cidade deverá ter um destino mais responsável. Um projeto de coleta seletiva será implantado primeiramente no Bairro Aeroporto e posteriormente no Lions no próximo dia 03/04.

(*) Por Marcos Vinicio Dias Ribeiro/Rádio Gospel FM