sábado, 23 de março de 2013

MP investiga morte de animais em universidade de Itaperuna


O Ministério Público instaurou nesta semana uma Ação Civil Pública contra a Universidade Iguaçu (Unig), em Itaperuna. Em caráter liminar, o MP requereu a suspensão da Comissão de Ética no Uso de Animais da instituição.



Segundo a Promotoria, uma aluna do curso de Veterinária denunciou um dos professores por matar cães para uso nas aulas de anatomia. Em 2012, o docente recebeu agentes do Grupo de Apoio aos Promotores e confirmou a captura e morte dos animais para uso acadêmico. Os prontuários sobre as mortes foram requeridos ao professor, que não se pronunciou sobre os documentos. 

Na ação, a Promotoria apontou outras irregularidades envolvendo a universidade, como a criação de um documento falso que legitimasse as mortes. Um dos pontos documentados e não confirmados pela Unig é o recebimento de quatro cães, supostamente doados para fins didáticos.

Além disso, a universidade não conta com representante da Sociedade Protetora dos Animais, como prevê a lei em casos de uso de animais em sala de aula.

Band Interior