O trabalho de combate ao Aedes aegipty, mosquito transmissor da dengue, continua a todo vapor. A palavra de ordem é “guerra” e para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem unido setores e demais secretarias, no combate ao Aedes aegipty.
Alguns bairros já receberam a “tropa de elite” da SMS, como o Bairro Cehab, por exemplo. Lá, havia um contingente de aproximadamente 100 servidores, entre agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e técnicos da SMS. Foram distribuídos cerca de 600 folders, 160 cartazes, 200 adesivos e 300 cartilhas sobre os principais criadouros, como eliminá-los, os sintomas e as formas da doença. Ainda naquela oportunidade, além das ações de bloqueio e demais atividades, foram detectadas 150 caixas d’água destampadas. Para cobri-las os técnicos da saúde utilizaram telas, doadas aos moradores pela prefeitura.
Janeiro: aproximadamente mil casos confirmados
Mediante esta situação, o Bairro São Mateus também recebeu os ‘soldados’ do município. O mutirão aconteceu no final do mês de janeiro e envolveu cerca de 80 profissionais. A ação começou nas primeiras horas da manhã, quando as equipes começaram a distribuição de material educativo, contendo informações sobre os sintomas da doença e os cuidados que a população deve ter. Com o apoio da Secretaria de Obras, que cedeu funcionários e equipamentos, dezenas de ruas foram limpas. Estima-se que 2 toneladas de lixo foram retiradas das ruas durante o mutirão.
De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES/SMS), foram distribuídos 350 cartazes sobre criadouros do mosquito; 1.100 folders sobre os sintomas da doença e os cuidados que devem ser tomados; além de centenas de casas visitadas, identificação de focos e depósitos, bem como doação de telas para tampar caixas d’água e depósitos de água.
CONSCIENTIZAÇÃO – Segundo o superintendente de Saúde Elias Daruis, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP) e o secretário Municipal de Saúde Sérgio Nunes veem cobrando das equipes, um trabalho de intensificação no que tange à conscientização da população em relação ao combate do Aedes aegipty. “Convocamos a população itaperunense a abraçar a campanha ‘10 Minutos contra a Dengue’ e fazer as devidas vistorias em suas casas, verificando os quintais, eliminando objetos e tampando caixas d’água a fim de eliminar qualquer coisa que sirva de depósito para o mosquito pôr seus ovos. Dessa forma, vamos diminuir satisfatoriamente os casos de dengue na cidade”, reforça Daruis.
Os mutirões que acontecem em Itaperuna contam com as equipes da SMS; Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES/SMS); Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS); Vigilância Epidemiológica (VE); PACS/ESF; Secretaria Municipal de Obras e outros setores da prefeitura.
Fonte: Informação Agência Comuniqque