quarta-feira, 16 de maio de 2012

Porciúncula terá sistema de esgotamento sanitário

O esgoto sanitário lançado diretamente no rio costuma ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública no país. No Brasil são produzidos cerca de 32 milhões de metros cúbicos de águas residuais por dia. Deste total, apenas 14 milhões são coletados e somente 4,8 milhões de metros cúbicos de esgoto são tratados - volume que corresponde a apenas 15% do total produzido; o serviço é estendido a apenas 44% das famílias brasileiras.

O esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Os agentes patogênicos podem causar doenças como a cólera, a difteria, o tifo, a hepatite e muitas outras. Preocupada com esta realidade, a Prefeitura de Porciúncula enviou uma proposta à Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, e foi contemplada com um projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).

Foram selecionados 1.013 municípios que serão atendidos com recursos da instituição para a realização de obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e esgotamento sanitário/solução estática.

No dia 15 de maio, Porciúncula recebeu a visita de funcionários da CONEN Engenharia e Consultoria Ltda., empresa contratada para elaborar o projeto e estabelecer o planejamento de obras de saneamento do esgoto existente, com alcance para os próximos 20 anos.

- O saneamento é uma das coisas mais importantes para o município. E estamos muito ansiosos, pois este é um projeto que irá contemplar a saúde da nossa população atual e também a futura - explica a secretária de Meio Ambiente Maria de Lourdes Alves.

Acompanhando a empresa contratada para realizar o projeto em Porciúncula, a analista de infra estrutura Leila Araújo, a serviço da FUNASA, esclarece que o processo é longo, porém o objetivo é nobre.

- A empresa tem um ano para apresentar o projeto e o governo federal estipula um prazo até 2014 para conclusão das obras. Isto para deixar o município com o máximo de seu esgoto sanitário tratado, o que é um ganho enorme em termos de saúde – disse Leila.

Rosimere Pereira
Decom / Porciúncula