sábado, 19 de maio de 2012

Passeata marca Semana da Luta Antimanicomial em Itaperuna


Nesta sexta-feira (18/05), por volta das 10 horas, em Itaperuna – Noroeste Fluminense – quem passou pela Avenida Cardoso Moreira teve a oportunidade de presenciar a passeata organizada pela equipe do Programa de Saúde Mental (Secretaria Municipal de Saúde), marcando a Semana da Luta Antimanicomial. Um dos objetivos da passeata foi chamar a atenção da população sobre a necessidade de ter um ‘olhar humanizado’ em relação aos portadores de distúrbios psiquiátricos.

Brasil mostra avanços na assistência em saúde mental

Segundo as informações do Portal da Saúde, no Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado hoje (18), o Brasil mostra avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Afinado aos princípios da Reforma Psiquiátrica, instituída no País há 10 anos pela Lei 10.216/01, o Governo Federal impulsionou a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes.

Consciente que este é o modelo mais adequado para o cuidado dos pacientes, o Governo Federal – coordenador das políticas nacionais de saúde – introduziu no SUS novas medidas complementares de tratamento aos brasileiros com transtornos mentais, inclusive a dependentes químicos, sem desconsiderar a assistência hospitalar para os casos em que o diagnóstico médico demanda tratamento medicamentoso e internação.

Atualmente, a atenção especializada em saúde mental é oferecida, no SUS, por meio de 1.650 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que estão implementados em todos os estados. As equipes que atuam nos centros são formadas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde.

Decom - Itaperuna, com informações do Portal da Saúde