Uma das mais importantes manifestações da cultura afro-brasileira, a Capoeira viveu um importante momento, no município de Natividade, nos dias 19 e 21 de maio, com participação na tradicional Festa de Ourânia e Batizado de novos alunos.
Como informa Mestre Cabeça, no sábado, 19, a Associação Sinhá Bahia de Capoeira, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Emprego da Prefeitura de Natividade, promoveu o Encontro Intermunicipal de Cultura Afro-brasileira, no distrito de Ourânia, reunindo capoeiristas de Natividade, Itaperuna, Varre Sai, Porciúncula, Faria Lemos, Tombos e Carangola.
O evento foi prestigiado pelo Grão-Mestre Poeira, do Rio de Janeiro, o Mestre Binha, de Belo Horizonte, os contra-mestres Escorpião (Porciúncula) e Beithiola (Natividade), os professores Pé de Ferro (Itaperuna), Rincón (Carangola), Iuri (Itaperuna, Papagaio (Porciúncula) e Ventania (Natividade), e os graduados Frangão (Varre-Sai) e Rodrigo (Faria Lemos).
Durante o evento, na parte da tarde, foram realizados Aulão de Capoeira, Aulão de Maculelê, Roda de Capoeira dos alunos e a Roda dos Professores e Mestres. À noite, os capoeiristas participaram do desfile cívico, quando aconteceu a apresentação dos alunos de Capoeira do Programa Cidadão Mirim, desenvolvido por Mestre Cabeça junto às crianças do distrito de Ourânia.
Na segunda-feira, 21, aconteceu o Batizado e Troca de Corda dos alunos de Mestre Cabeça inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Natividade, contando com as presenças do Grão-Mestre Poeira e Mestre Binha.
Como informa Mestre Cabeça, ele está programando um grande evento internacional, com a presença de alunos seus, que ensinam capoeira em vários países, a ser realizado em Natividade, possivelmente, no mês de setembro.