!doctype>?xml>
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Itaperuna realiza Dia ‘D’ Municipal de Combate ao Mosquito da Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, através da Coordenação de Vigilância Ambiental (CVAS) e o Núcleo de Informação e Comunicação em Saúde (Nices) realizou no último sábado (18), na Concha Acústica, um encontro entre alunos e professores, artistas e autoridades para comemorar o Dia ‘D’ Municipal de Combate ao Mosquito da Dengue. O secretário de Saúde Marcos Tinoco e o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, o popular Claudão, marcaram presença no evento.
“Itaperuna é uma das poucas cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro a criar um dia oficial por decreto com o objetivo de alertar à população para a necessidade de todos se engajarem na eliminação dos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença”, disse o secretário Marcos Tinoco. Durante o Dia ‘D’, agentes de combate à Dengue da CVAS da SMS visitaram as residências no bairro São Matheus à procura de focos de reprodução do mosquito e aproveitaram a oportunidade para informar à população sobre os riscos da doença, o contagio e ainda, sobre as diversas formas para se evitar a proliferação do mosquito.
Dias antes, os agentes realizaram uma operação no bairro Bela Vista com os alunos da Escola Municipal Águas Claras e visitaram as casas alertando a população, através de panfletagem, sobre a ação e aconselhando a retirada dos entulhos. Para a secretária Municipal de Educação Luiza Lacerda, a ocasião é muito importante para a prática dos trabalhos realizados nas salas de aula e junto à comunidade. “Uma oportunidade também para atuação dos alunos monitores que participaram do curso sobre o combate à Dengue em nosso município oferecido pela SMS”, ressaltou a secretária.
Luiza destacou ainda que os alunos são os multiplicadores nas escolas e na comunidade fazendo um trabalho muito importante de conscientização e prevenção. “A parceria da SMS com a Secretaria Municipal de Educação tem sido muito valiosa para nosso município, pois sabemos que o melhor caminho para conquistarmos a cidadania é através da educação”, concluiu Luiza, que no ensejo parabenizou as escolas que participaram da mobilização.
Guerra contra o mosquito
Acompanhado do secretário Municipal de Saúde Marcos Tinoco, o prefeito Claudão participou da mobilização na Concha Acústica, no Centro, onde acompanhou as apresentações de teatro e dança. Ele disse que a conscientização de todos é muito importante para se prevenir da doença. Na oportunidade o secretário Marcos Tinoco destacou a importância da participação da sociedade nesta ação que deve se estender além do dia ‘D’ para que a cidade prossiga com a redução do número de casos suspeitos da doença. Ele detalhou ainda no que consiste a ação realizada que serve como um reforço à campanha de combate à Dengue. “Vivemos uma situação tranqüila, sem nenhum caso notificado com suspeita de Dengue. Mas, não podemos nos acomodar. Continuamos com ações intensificadas para prevenção e combate a doença. O Dia ‘D’ Municipal consiste justamente na mobilização de todos para trabalhar nessa causa”, finalizou.
Texto e Fotos: DECOM - ITAPERUNA