sábado, 28 de março de 2015

Big Brother em Itaperuna – Município terá 48 câmeras de segurança espalhadas em diversos pontos

Fazendo uma alusão ao programa Big Brother, onde participantes do reality show ficam sob a mira de dezenas de câmeras, pode-se dizer que a cidade de Itaperuna, região Noroeste Fluminense, irá se transformar em um ‘Big Brother’, haja vista o projeto “Cidade Inteligente” ter contemplado o município com 48 câmeras de segurança.
Segundo Edmilson Ladeira, subsecretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, em princípio seriam 32 câmeras. “Nós havíamos conseguido dois módulos, incluindo 16 câmeras cada. Sentimos a necessidade de mais câmeras, a fim de contemplar uma vigilância mais abrangente. Fizemos o pedido e fomos contemplados com mais um módulo, totalizando 48 câmeras”, explica.
O secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Paulo César ‘Contador’, participou de reunião ocorrida na última quinta-feira (26), representando o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão. “Essa reunião serviu pra gente reposicionar algumas câmeras e acrescentar outros 16 pontos, já que na última reunião sobre o projeto, nós havíamos definido os pontos de instalação dos equipamentos”, relembra.
Por telefone, o prefeito Alfredão reforçou o empenho das equipes em avançar com o projeto. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e nos trará muito mais segurança. Também vamos ter a possibilidade de estar conectados com as escolas e unidades de Saúde, além de serviços de internet e intranet para a Prefeitura. Quero mais uma vez agradecer o pessoal da FAPERJ por esse brilhante projeto”, finaliza.

RELEMBRE - No final de novembro de 2014, o professor Gil de Carvalho, da Universidade Estácio de Sá e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), esteve em Itaperuna, juntamente com sua equipe, apresentando o projeto. Contemplado por edital da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, o projeto “Cidade Inteligente” busca aliar ciência e tecnologia com o intuito de melhorar a mobilidade urbana, bem como oferecer módulos referentes à implantação de Central de Monitoramento, Estacionamento Rotativo, Centro Integrado de Controle e Internet Gratuita.
Ascom