quinta-feira, 6 de março de 2014

HPV: equipe da SMS de Itaperuna se reúne com profissionais da Educação


Em Itaperuna, RJ, a mobilização referente à campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) continua a todo vapor. Recentemente uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniu com profissionais da Secretaria Municipal de Educação – equipe pedagógica – formada pelas supervisoras Joselene Soares Console, Tania Maria Fernades, além do corpo docente das unidades de ensino da zona rural.

O encontro foi realizado nas dependências da Prefeitura de Itaperuna. Na oportunidade, as professoras das escolas da zona rural se encontraram com técnicos da Saúde, a fim de discutirem sobre as estratégias para o dia da vacinação. Os técnicos apresentaram vídeos informativos sobre o HPV, mostraram o material de campanha e discutiram a melhor forma de abordagem junto à comunidade da zona rural.

A enfermeira Sheila Ferreira Oliveira, responsável pelo Setor de Imunização, informou que a campanha se inicia no dia 10 de março. “Lembramos que o público alvo da campanha são as meninas de 11 a 13 anos, especificamente as nascidas entre 01/01/2001 a 31/12/2003. A vacinação será realizada nas escolas do município e é importante frisar que o cartão de vacina deverá ser apresentado no momento da vacinação”, lembra Sheila.

De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), os pais devem estar atentos à campanha. “Os pais devem saber que é alta a infecção pelo HPV ao câncer do colo do útero. Cada vez mais, nossas meninas estão iniciando a vida sexual precocemente, por isso, quanto mais jovem à exposição, maior o risco, da infecção, embora haja um percentual alto da capacidade de eliminação evolutiva. A vacinação confere, segundo o Ministério da Saúde, 98% de eficácia”, ressalta Gesiney. Ainda segundo o coordenador do NICES, o objetivo da SMS é superar 80% do público alvo da campanha.

NICES INFORMA:

O início da vacinação acontecerá no dia 10 de março. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que as secretarias estaduais e municipais de Saúde promovam – através de parcerias – a vacinação no ambiente escolar. Atento às iniciativas para uma campanha contemplada com êxito, a SMS Itaperuna tem disponibilizado às escolas, informe técnico, além de promover capacitação junto aos professores.

Papiloma Vírus Humano (HPV) - É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (Papanicolau), anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Fonte: Decom